Urologia Sorocaba
Dr. Brunno Framil
Dr. Lineu Rodrigues

Câncer de Próstata
O câncer de próstata é uma patologia muito frequente em nosso meio. Seu aparecimento ocorre a partir da quarta e quinta década de vida e sua incidência aumento com a idade. Sua detecção se faz através da pesquisa clínica em exames de rotina com urologista através do toque retal e do exame de sangue do PSA.
-Quando devo Iniciar a investigação?
Pacientes com história na família devem iniciar a partir dos 45 anos e aqueles que não possuem casos em familiares a partir dos 50 anos.
-Quais exames fazer?
Inicialmente o exame de toque retal e o exame laboratorial sanguíneo do PSA (antígeno prostático específico). Caso haja alguma alteração nestes exames devemos prosseguir a investigação com a realização de uma biópsia de próstata
-Biópsia de próstata:
A biópsia de próstata consiste em retirar fragmentos da próstata para análise através de agulhas. Inicialmente se faz anestesia tópica associada ou não a sedação, e a seguir se introduz um ultrassom pelo reto para direcionar a biópsia. São retirados cerca de 12 fragmentos da próstata para análise microscópica e verificar a presença de tumor.
- Existe tratamento?
Sim. O tratamento depende do estagio que o tumor se apresenta quando diagnosticado. Os principais métodos de tratamento indicados são:
-Prostatectomia Radical (retirada completa da próstata)
-Radioterapia Externa
-Braquiterapia
-Medicações Anti-androgênicas (injeções e comprimidos)
-Quimioterapia
-Posso ficar curado da doença?
Sim. Dependendo da fase em que a doença é diagnosticada a chance de cura aumenta. Por isso é necessário o acompanhamento periódico para não perder o tempo de melhor tratamento caso a doença se instale.