Urologia Sorocaba
Dr. Brunno Framil
Dr. Lineu Rodrigues

Cálculo Renal
Cálculo renal (pedra no rim) consiste em formações cálcicas no rim que podem causar dores de forte intensidade e complicações que necessitem de intervenção de forma rápida.
- Do que são formadas?
Geralmente são formadas de cálcio associadas a fosfato, oxalato ou carbonato. Podem ser também infecciosas, de ácido úrico, relacionadas a medicamentos (Indinavir), entre outras causas.
-Sintomas
O aparecimento de dor aguda lombar, de forte intensidade associada a náuseas e vômitos é um forte indício de cólica renal. Pode ocorrer com dores em região anterior do abdome e irradiado para genitália, com queixas urinárias eventuais e sangramento na urina.
- O que devo fazer quando tiver cólica?
Inicialmente deve ser medicado para melhora da dor, o que geralmente precisa ser feito em âmbito hospitalar. Em seguida colher exames laboratoriais e de imagem para que possa identificar o fator causador e programar o tratamento específico.
- Sempre tenho que operar?
Não. Dependendo do tamanho, da posição em que o cálculo se encontra e de sua dureza, podemos algumas vezes optar por observação clínica, tratamentos medicamentosos ou procedimentos de fragmentação das pedras (litotripsia extracorpórea).
- Tipos de Tratamentos
Litotripsia Extracorpórea
Ureterolitotripsia
Nefrolitotripsia
Nefrolitotomia
- Tenho chance de ter nova cólica?
Sim. Toda pessoa que teve cólica renal tem chance de desenvolver novamente cálculos e ter novas cólicas renais devido a presença de alterações comportamentais e metabólicas. Por isso a prevenção através de hidratação abundante e dieta são fundamentais.